Sede da Província do Recife, aqui reside a Visitadora com sua equipe de: Secretariado, Economato, Formação e as Irmãs Idosas e doentes que não têm condições de permanecer nas Casas. Também são acolhidas as Irmãs de toda a Província, em passagem pelo Recife ou que necessitem de tratamento de saúde. Retiros anuais e Encontros para todas as Irmãs são realizados na Casa Provincial ou em outra Casa da Província.
A obra teve início com o Patronato São Vicente de Paulo, fundado a 08 de setembro de 1917. O terreno da casa foi comprado pela Comunidade em 1925. Ao Patronato juntou-se, em 1951, a Escola de Enfermagem para a qual foi preciso fazer a construção de um internato. Sendo a Casa contigua à histórica Igreja das Fronteiras, esta era utilizada como capela pelas Irmãs. A Escola de Enfermagem foi fundada com o nome de Escola da Medalha Milagrosa, a 10 de agosto de 1945, pelas Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, nas dependências do Hospital Pedro II. Teve a denominação mudada para Escola de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, a 11 de agosto de 1949. Adquiriu personalidade jurídica a IO de abril de 1948. Teve 0 seu curso regulamentado pela lei 775 de 06 de agosto de 1949 que rege o ensino de Enfermagem no país. Foi reconhecida pelo Decreto 447.175 de 06 de novembro de 1959, do Ministério de Educação e Cultura. A Escola era mantida pela Associação de São Vicente de Paulo. Foram suas Diretoras: Irmã Germana Chabas — Irmã Helena Vilac — Irmã Lydia de Paiva Luna — Irmã Catarina Cola — Irmã Eneida Schramm — Irmã Neli Lima Soares — Irmã Maria Vanda de Araujo. Em dezembro de 1992, a direção da Faculdade foi entregue definitivamente aos professores leigos da Universidade de Pernambuco. As Irmãs permaneceram colaborando na transição, até janeiro de 1996, quando iniciaram um trabalho pastoral no bairro de Santo Amaro, ligado à Paróquia São Sebastião.
As Irmãs que residem na Casa Provincial Nossa Senhora das Graças, além de acolher com alegria e favorecer um lugar agradável para as Irmãs nos diversos encontros de formação e retiros, realizam trabalhos apostólicos. Todos os dias no Acolhimento São Vicente de Paulo, localizado na própria Casa, os pobres fazem a refeição da tarde, além de vivenciarem momentos de oração e de formação. A Inauguração do Acolhimento São Vicente de Paulo deu-se no dia 27 de setembro de 2017. Este foi um gesto concreto das celebrações dos 400 anos do Carisma Vicentino. Há alguns anos este foi o sonho de todas as Irmãs, de servir a sopa dos pobres em um lugar digno. Bendito seja Deus por esta graça.
Com muito amor e dedicação, vivendo a audácia da caridade, indo e vindo a periferia as Irmãs encontram o Cristo nos que sofrem, no Centro Profissionalizante Santa Tereza. Este Centro Profissionalizante é localizado numa Comunidade (favela) de Olinda- PE. São oferecidos para as crianças e adultos diversos cursos, tais como: Percussão, Violino, Canto Coral, Culinária, Cabelereiro entre outros. As visitas Domiciliares e a Evangelização são uma realidade que possibilita ao povo pobre, e muitas vezes escravizado pelas drogas, sentir que existe um Deus que os ama e que cuida de cada um com imenso amor.
Sois Filha da Caridade, Serva dos Pobres. Nesta convicção e com muita fidelidade ao Carisma uma Irmã está presente nos trabalhos administrativos do PROCAPE – Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco. São inúmeros os pobres que são ouvidos e atendidos em suas necessidades diariamente.
Com espirito missionário as Irmãs trabalham em conjunto com a Arquidiocese de Olinda e Recife. Graças sejam dadas a Deus por todo o bem e a Santíssima Virgem, Maria por sua proteção maternal. Magnificat!