𝓝𝓪𝓼𝓬𝓲𝓶𝓮𝓷𝓽𝓸 𝓭𝓪 𝓟𝓻𝓸𝓿𝓲́𝓷𝓬𝓲𝓪 𝓭𝓸 𝓡𝓮𝓬𝓲𝓯𝓮

Desmembrada da Província de Fortaleza, a Província do Recife foi erigida canonicamente a 17 de maio de 1970 – Solenidade de Pentecostes naquele ano. Em carta-circular, o Superior Geral de então, Pe. James William Richardson diz textualmente:

❞𝙇𝙚𝙫𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙚𝙢 𝙘𝙤𝙣𝙨𝙞𝙙𝙚𝙧𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙖𝙨 𝙘𝙤𝙣𝙨𝙪𝙡𝙩𝙖𝙨 𝙛𝙚𝙞𝙩𝙖𝙨 𝙚𝙢 𝙫𝙤𝙨𝙨𝙖 𝙋𝙧𝙤𝙫𝙞́𝙣𝙘𝙞𝙖 𝙚 𝙖𝙥𝙤́𝙨 𝙖𝙡𝙜𝙪𝙣𝙨 𝙚𝙣𝙘𝙤𝙣𝙩𝙧𝙤𝙨 𝙘𝙤𝙢 𝙫𝙤𝙨𝙨𝙖 𝙑𝙞𝙨𝙞𝙩𝙖𝙙𝙤𝙧𝙖, 𝙫𝙤𝙨𝙨𝙤 𝙎𝙪𝙥𝙚𝙧𝙞𝙤𝙧 𝙂𝙚𝙧𝙖𝙡 𝙚 𝙨𝙚𝙪 𝘾𝙤𝙣𝙨𝙚𝙡𝙝𝙤, 𝙖𝙜𝙞𝙣𝙙𝙤 𝙚𝙢 𝙣𝙤𝙢𝙚 𝙙𝙖 𝘾𝙤𝙢𝙪𝙣𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚, 𝙥𝙧𝙤𝙥𝙪𝙨𝙚𝙧𝙖𝙢 𝙖̀ 𝙎𝙖𝙣𝙩𝙖 𝙎𝙚́ 𝙖 𝙙𝙞𝙫𝙞𝙨𝙖̃𝙤 𝙙𝙚 𝙫𝙤𝙨𝙨𝙖 𝙋𝙧𝙤𝙫𝙞́𝙣𝙘𝙞𝙖…❞


A Província do Recife ficou constituída pelas Casas situadas nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, com uma área de 820.891 km2 e uma população de 17.419.000 habitantes, naquela época.
A Sagrada Congregação dos Religiosos e Institutos Seculares deu sua resposta pelo rescrito no 8031 / 69, datado de 06 de dezembro de 1969, aprovando a divisão proposta.
A Visitadora de Fortaleza – Irmã Lúcia Cals – com seu Conselho, continuaram assumindo a Província do Recife até a instalação da nova Visitadora e seu Conselho. A consulta realizada para orientar essa nomeação manifestou um grande desejo em favor de Irmã Hélène Daney de Marcillac que foi nomeada como 1ª Visitadora, excepcionalmente, por um período de três anos, em vista do longo tempo em que já havia servido à Comunidade do Brasil como Visitadora.

Nessa mesma data, 17 de maio de 1970, na Vila Medalha Milagrosa – Socorro, Jaboatão – PE, foi instalado o Primeiro Conselho Provincial, constituído por: nomes das Irmãs (da esquerda para a direita)
Irmã Heloisa Maia de Vasconcelos – Conselheira
Irmã Maria José Barbosa – Conselheira
Irmã Hélène Daney de Marcillac – Visitadora
Irmã Zuleide Porto – Assistente
Irmã Lúcia Cals – Visitadora de Fortaleza
Irmã Eurice Osório – Conselheira

O Padre Pedro Haasevoet, Diretor da Província de Fortaleza, ficou responsável também pela Província do Recife, até que fosse nomeado o seu 1o Diretor, o que aconteceu no dia 04 de novembro de 1971, na pessoa do Padre Sebastião Dias. Inicialmente, a Província teve como sede a Vila Medalha Milagrosa – Socorro, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, PE – passando depois para o Centro Profissional Santa Tereza, em Olinda – PE. A 12 de outubro de 1972, foi lançada uma consulta às Irmãs, pedindo-lhes que indicassem onde deveria ser localizada a Casa Provincial e, das 280 respostas, 244 indicaram a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças para a sede da Província. Em 1981, a Faculdade saiu definitivamente desse local e o prédio foi transformado em Sede da Província, vindo depois a construir-se aí o Seminário Santa Luísa de Marillac; alojamentos para retiro; hospedagem das Irmãs e Casa das Irmãs Idosas. Com a instalação da Província do Recife, uma nova vida começou a brotar… a graça de Deus será o “orvalho constante” a regar esta nova seara!