A 15 de setembro de 1928, a pedido do Exmo. e Revmo. Dom Ricardo Vilela, então Bispo de Nazaré da Mata, três Filhas da Caridade instalaram-se no Hospital Regional Ermírio Coutinho, nesta mesma cidade, a fim de se dedicarem ao serviço dos pobres doentes. Dentre elas estava a Irmã Guerra, assumindo o ofício de Irmã Servente.
Aos primeiros meses de entusiasmo e tranquilidade, seguiu-se uma série ininterrupta de dificuldades provenientes da Administração maçônica, na sua maioria. As Irmãs foram obrigadas a abandonar esse promissor campo de ação para exercerem suas atividades em outro setor. Assim, foi regada de lágrimas e suor a primeira semente lançada em boa terra pela zelosa Visitadora de então, Irmã Blanchot, que veio a ser depois Superiora Geral.
A pequenina semente germinou, cresceu à sombra da cruz, floresceu sob o olhar da Virgem das Dores e tornou-se árvore fértil e frondosa, em cuja sombra descansam, tranquilamente, a infância, a adolescência e a velhice desamparada.
Iniciada num pobre e acanhado chalé, cedido gratuitamente às Irmãs, teve como primeira obra um pequeno Patronato externo, para moças pobres, em 1930. De ano a ano, novas obras surgiram e prosperaram miraculosamente, não obstante a grande deficiência de recursos. Nesse mesmo ano de 1930, foi criado um Externato para crianças pobres, de ambos os sexos; regularizou-se o serviço de visita domiciliar e teve ainda o começo de um pequeno Dispensário para atender os indigentes do Município.
A Casa de Caridade Imaculada Conceição, fundada aos 24 de março de 1930, contava, então, com as seguintes obras de assistência social, todas gratuitas: Escola São Vicente de Paulo – Patronato São José – Abrigo Cel. Domingos de Azevedo – Dispensário Santa Luísa de Marillac – Escola da Virgem Poderosa – Escola Santa Catarina Labouré.
As instituições, como as pessoas, têm a sua origem. Não foi diferente com as Filhas da Caridade em Nazaré da Mata. Nossas Irmãs, guiadas pelo Espírito Santo e iluminadas pelo Carisma dos Fundadores percorreram com passos cada vez mais rápidos a trilha que o Senhor lhes apresentou…
A Casa de Caridade Imaculada Conceição, situada na cidade de Nazaré da Mata, Estado de Pernambuco, na Rua Irmã Guerra no 75 – Centro – fundada a 24 de março de 1930, dirigida pelas Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de caráter beneficente, de assistência social, promocional, religiosa e de saúde.
A Casa de Caridade Imaculada Conceição atende diariamente a população empobrecida da nossa cidade e das áreas circunvizinhas como engenhos e cidades.
Setores de Atividades:
- Abrigo Domingos de Azevedo – Atende os Idosos, oferecendo-lhes assistência social, médica, nutricional, religiosa e lazer, em tempo integral.
- Escola Irmã Guerra – Atende a crianças e adolescentes carentes, oferecendo-lhes ensino fundamental de 1a à 4a séries.
- Voluntárias da Caridade – Atendem famílias empobrecidas da cidade através de distribuição de sopa, cestas básicas, roupas e medicamentos
- Creche Manutenção – Atende a crianças, em regime de 04 horas, através das atividades pedagógicas, nutricional, social e religiosa, atingindo também as famílias.
- Ações Pastorais – As Irmãs atuam em vários setores da Pastoral Paroquial:
- Pastoral na Periferia – atendimento realizado semanalmente na periferia da cidade, onde uma Irmã realiza encontros com os moradores, oferecendo-lhes formação religiosa e orientação sobre saúde, higiene e moral. Recebem, também, material escolar, medicamentos e vestuário.
- Pastoral Catequética – orienta e prepara crianças da Comunidade Mãe Rainha para a Primeira Eucaristia. Esse trabalho visa orientar a criança no amor de Deus e do próximo.
- Juventude Mariana Vicentina – acompanha e orienta grupos de jovens, levando-os a aprofundar seus próprios valores e engajá-los nos movimentos da Igreja, bem como atuar junto aos mais carentes.