O Centro Social São José, hoje Colégio Maria Tereza, foi fundado em 23 de setembro de 1940, por Irmã Irene Lopes, Filha da Caridade de São Vicente de Paulo que, naquele momento, longe estava de prever o que seria a sua iniciativa hoje. Foi o seu primeiro nome – Patronato Nossa Senhora da Boa Viagem, sendo dentro de pouco tempo substituído pelo nome de Patronato São Vicente de Paulo.
“Um casebre de palha, muito precário, muita pobreza – uma favela. Sem nenhuma pretensão de grandes obras, uma Filha da Caridade buscou evangelizar o POBRE MAIS CARENTE, o mais necessitado… descobriu a miséria material e espiritual do seu tempo… no Pobre da Estrada da Boa Viagem.”
“O grão de mostarda… Alvas cornetas, sob um mocambo, abriram suas asas aos queridos Pobres, para levá-los a Deus!…” Era, naquela época, uma área frutífera, onde embaixo dos cajueiros e mangueiras, em humilde CASA DE PALHA, as Irmãs faziam a catequese, através de artesanato, procuravam orientar e promover os pobres. Os POBRES vieram… Com eles, as bênçãos de Deus e de Maria.
Em 1957 veio a Irmã Irene Jacob, cheia de fé, entusiasmo e dinamismo. Logo reestruturou o Centro Social São José que, sob a proteção do seu grande Patrono (São José), já se apresentava com um futuro promissor. Tanto assim progrediu que, em 1960, é aprovado o Curso Ginasial com o nome de Ginásio Maria Tereza. A luta continua… os obstáculos surgem… Deus está à frente…
Em 1961, chega outra colaboradora – Irmã Mirian Esmeraldo Cabral, Irmã de muita garra, espírito forte e organizador, que se uniu à Irmã Irene e levaram a obra à frente. Em 1965, com a aprovação do 2o Grau – Curso Magistério, passou a funcionar com o nome de Colégio Normal do Ginásio Maria Tereza. Em 1972, com a criação do Curso Técnico em Secretariado, passou a funcionar com o nome atual “COLÉGIO MARIA TEREZA”.
O Colégio Maria Tereza mantém os seguintes cursos: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Integral, Ensino Médio e Curso Pré-Vestibular, preparando seus educandos para a cidadania e uma vivência cristã autêntica.