Fundado a 1º de março de 1959 pelo Bispo de Garanhuns – Dom José Adelino Dantas, com a finalidade de assistência à velhice desamparada sob a direção das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. O Abrigo São Vicente de Paulo está localizado à Rua Oliveira Lima, 70 – Heliópolis – Garanhuns – PE.
Lembrando detalhes da fundação:
Dom José Adelino Dantas, Bispo da Diocese de Garanhuns sentiu a necessidade de fundar um Abrigo para Idosas desamparadas. Com esperança escreveu para a Visitadora da época expondo-lhe seu ardente desejo de receber as Filhas da Caridade para comandar este serviço. Durante a espera foram muitas orações do povo Garanhuense. Após um período de espera recebeu a resposta afirmativa.
Em 19 de julho de 1959 desembarcaram na rodoviária as Filhas da Caridade. Milhares de pessoas aguardavam a chegada das Irmãs das “Cornetas Brancas” como eram conhecidas. Durante alguns dias as Irmãs ficaram hospedadas no Colégio Santa Sofia na Casa das Irmãs Damas Cristãs. Após um tempo foram morar numa Casa de aluguel, deixando uma sala reservada para a capelinha onde entregavam a Deus o início de um trabalho junto aos mais pobres, marginalizados naquele bairro de matagal.
Partindo para a missão as Irmãs fizeram um levantamento da situação real do bairro, visitaram as Casas e organizaram entrega de cestas básicas para os mais carentes, aqueles que podiam, iam buscar no dispensário e aqueles que não podiam, as Irmãs iam deixar em suas Casas.
Passaram-se alguns anos e finalmente no ano de 1967 foi inaugurado a construção das alas e o Abrigo São Vicente passou a funcionar de forma integral. As Irmãs também passaram a residir no Abrigo, pois foi construído uma Casa para elas. A obra expandiu-se. O Prédio foi doado à Associação de São Vicente de Paulo do Recife pelo então Bispo de Garanhuns – Dom Milton Correia Pereira, em 1973. Além de acolher e dar assistência à velhice desamparada, estende também seu campo de ação às Paróquias para realização de um trabalho assistencial e promocional e evangelização.
O Abrigo São Vicente de Paulo de Garanhuns mantém atualmente o atendimento cerca de 75 idosas. As Irmãs contam com a ajuda da comunidade e do departamento de captação de recursos para manter a história e atendimentos aos preferidos de Deus.