Atendendo a um desejo do Pe. José Viana – Vigário de Itapetim, Dom Francisco Austregésilo de Mesquita Filho – Bispo de Afogados da Ingazeira, escreveu à Irmã Heloisa Maia de Vasconcelos – Visitadora da Província do Recife, pedindo-lhe Irmãs para iniciarem uma pequena Comunidade imersa no meio do povo mais simples, naquela localidade.
Realizou-se no dia 19 de dezembro de 1983 a inauguração da Casa Margarida Naseau, com a chegada das duas primeiras Irmãs que iriam formar, com mais uma terceira, a Pequena Comunidade inserida no meio popular, em Itapetim.
Com a entrada das Irmãs na casa de nº 167, à Rua 29 de Junho, entrou também o povo. Que alegria se percebia naquele momento! A simplicidade do povo em querer participar concretamente, encantou a todos. Ofereciam pequenos objetos, conforme suas possibilidades e as necessidades da copa e cozinha.
Esta Comunidade está situada no alto sertão pernambucano, região pobre, cujos habitantes vivem de um fraco comércio e da agricultura. As Irmãs com muita dedicação assumem o trabalho pastoral na paróquia e na zona rural. São realizados: Pastoral da Catequese, Pastoral do Batismo, Pastoral da Crisma, preparação para o Matrimônio, Orientação dos Professores para as aulas de Religião, Pastoral da Criança, Pastoral do Mundo do Trabalho, Pastoral dos Jovens, Pastoral Vocacional, Pastoral dos Enfermos, Celebração das Exéquias, Pequenos Cursos de Artes e de Trabalhos manuais, Formação de Voluntárias da Caridade, e outros. A Deus louvor e gratidão pela semente lançada…