As Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo chegaram em Serra Talhada a 08 de setembro de 1941 para assumirem a direção do Hospital Agamenon Magalhães. Sua função era o atendimento aos doentes, principalmente aos mais pobres. Residindo no hospital, as Irmãs dedicavam tempo integral às tarefas de enfermagem, higiene, alimentação, farmácia e outros. A pastoral do enfermo ocupava um lugar especial na vida das Irmãs. Junto aos doentes e seus familiares, difundiam a devoção a Maria, como é costume na Companhia das Filhas da Caridade. Para isso, contavam com a Associação das Filhas de Maria Imaculada e com a divulgação da Medalha Milagrosa. Além dos trabalhos hospitalares, as Irmãs realizavam visitas domiciliares, catequese e ajuda na Paróquia.
A assistência aos doentes não foi a única ocupação das Irmãs no sertão pernambucano. Muito cedo elas são convidadas a atuar no campo da educação. A 20 de maio de 1946, a pedido do Pe. Jesus Garcia, Vigário da Paróquia, é criada a Escola São Vicente de Paulo destinada à Educação das Crianças pobres, que recebiam o Curso Primário completo e aulas de trabalhos manuais. As Irmãs davam uma atenção especial à educação cristã dessas crianças.
A 08 de dezembro de 1953, a pedido de D. Adelmo Cavalcanti Machado – Bispo da Diocese de Pesqueira – é criada a Escola Normal Regional Imaculada Conceição para a formação de professoras primárias.
Criada a Diocese de Afogados da Ingazeira, à qual Serra Talhada passa a pertencer, D. João Mota sugere e incentiva a criação do Curso Ginasial que foi fundado a 30 de janeiro de 1961. Sua Diretora foi a Portuguesa Irmã Maria José Almeida, corajosa e entusiasmada pela educação. Com o crescimento da população, as salas da Escola São Vicente não comportaram mais o número de alunos matriculados e, embora a matrícula fosse reservada ao sexo feminino, fazia-se necessário a construção de salas de aula e outras dependências indispensáveis ao funcionamento de uma escola moderna. Com a coragem da Irmã Maria José Almeida iniciou-se a construção de uma Escola. O Pe. Jesus Garcia foi o grande incentivador da construção. O terreno já havia sido doado por D. Adelmo Machado, Bispo de Pesqueira naquela época.
A 28 de janeiro de 1965, ainda sob a direção da Irmã Maria José Almeida, foi criado o Curso Normal Imaculada Conceição. Em 1970, assume a Direção a Irmã Rosalie Sampaio que dará novos rumos ao educandário. Serra Talhada já não é a mesma cidade de anos atrás, a cidade é outra após a chegada das Irmãs. O Espírito dos Santos Fundadores, São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac, anima todas as atividades desta casa, cujo objetivo é amparar, proteger, instruir e ministrar educação de qualidade a crianças e adolescentes e prepará-los para o futuro desempenho do papel que lhes reserva a sociedade. O Colégio da Imaculada Conceição, está há mais de 70 anos prestando seu serviço de Educação à sociedade Serratalhadense. Este é um registro na história da Educação nesta Cidade, que evidencia aqueles que são os protagonistas deste cenário, não somente pelas lutas enfrentadas, embates vencidos, mas, sobretudo, pela determinação, empenho e perfil vicentino. As Filhas da Caridade presente nesta Instituição realizam o serviço de educação e evangelização com dedicação, seriedade e amor.