A Escola Dom Marcolino Dantas, inicialmente Externato Dom Marcolino Dantas, localizada na Rua Jaguarari no 1678 – Alecrim – Natal – RN, foi fundado a 19 de março de 1950. O terreno foi doado pelo Dispensário Sinfrônio Barreto e, no início, funcionou como anexo ao Patronato da Medalha Milagrosa, dirigido pelas Filhas da Caridade e localizado na Cidade Alta.
Desde o ano de 1940, funcionava como uma pequena escola gratuita, destinada à alfabetização de crianças pobres que recebiam também aulas de catequese e evangelização. As Irmãs faziam visitas domiciliares aos pobres.
No dia 1o de novembro de 1977, passou à denominação de Escola Dom Marcolino Dantas. Recebeu este nome em homenagem a Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas, que foi o quarto Bispo de Natal e o primeiro Arcebispo. Governou durante 25 anos, de 29 de junho de 1929 até 1954. No campo educacional, seu dinamismo foi impressionante. Trouxe para Natal várias Congregações Religiosas.
A Escola Dom Marcolino Dantas, desde 1998, passou a ser particular, funcionando nos dois turnos, com a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Integral.
A formação humana e religiosa tem prioridade na Escola, por meio de um ensino de qualidade, através de princípios evangélicos e vicentinos, visando a realizar uma educação crítica e libertadora que fortaleça a comunidade educativa, como elemento de autorrealização e preparo para o exercício consciente da cidadania.
A Escola Dom Marcolino Dantas, também oferece aulas de balé, karatê, práticas esportivas, sala de leitura ampla e integrada à biblioteca, sala de vídeo, laboratório de informática, parque infantil, laboratório de ciências e áreas para recreação.
As Irmãs com dedicação e dinamismo acompanham vários grupos de evangelização e pastoral, tais como: Movimento Marial Vicentino, Grupo Focolare, Grupos de Oração e de Crismandos. Funciona na nossa Escola a Juventude Mariana Vicentina, coordenado pelas Irmãs.
A Casa do Menor trabalhador nasceu e floriu neste solo, esta Instituição é anexo da Escola Dom Marcolino. Com alegria e dinamismo as Irmãs dirigem a Instituição e pela graça de Deus muitos são beneficiados.
Um pouco da história da Casa do Menor Trabalhador – Natal – RN
A Casa do Menor Trabalhador foi idealizada em 1987, quando a mística da Pastoral do Menor (que coincide com a de São Vicente de Paulo) cresceu com o tema da Campanha da Fraternidade daquele ano, “…Quem Acolhe o Menor a mim Acolhe…”.
Conhecedora do trabalho realizado em Natal, por duas Filhas da Caridade: Irmã Lúcia Montenegro e Irmã Hilda Saldanha, a então Provincial Irmã Heloísa Maia, doou parte do terreno do Externato Dom Marcolino Dantas, para a construção da casa que serviria de apoio ao trabalho com meninos de rua. Com a ajuda de Dom Eugênio Sales, se conseguiu verba junto ao Governo Federal, para erguer o núcleo inicial da Casa. Hoje, acrescido em mais de 90% de área construída. A Obra vem funcionando regularmente desde 5 (cinco) de outubro de 1987 (mil novecentos e oitenta e sete), quando foi inaugurada. Inicialmente, a Casa do Menor Trabalhador contava com o ensino regular fundamental, oficinas que ofereciam conhecimentos em pequenos ofícios como: fabricação de vassouras, tecelagem, com fabricação de redes, marcenaria, panificação, pintura, entre outros. Chegando a comportar mais 800 alunos.
Hoje, a instituição conta com o Ensino Fundamental Regular de Tempo Integral, em que a criança recebe todo apoio pedagógico de aprendizagem e realiza três refeições diárias. Destarte, ainda contamos com a Pré-Formação Profissionalizante para jovens com idade entre 16 a 22 anos, estes são inseridos no mercado de trabalho. Contamos com os Cursos de Assistente Administrativo, Recepcionista de Hotel, Garçom e Auxiliar de Limpeza Urbana e Ambiental. Por ano, capacitamos cerca de 1.500 (mil e quinhentos) jovens.