O Instituto Juvino Barreto nasceu de uma necessidade sentida pelas autoridades eclesiásticas, para amparo aos flagelados da seca e idosos mendigos. Teve início em uma pequena residência para idosos com uma Irmã encarregada, a pedido do Bispo na época. A Irmã dormia no Patronato da Medalha Milagrosa e ia todos os dias dar assistência aos idosos e pedintes, isto mais ou menos no ano de 1942. No local onde está localizado o atual Abrigo, havia uma propriedade que estava sendo centro de concentração para os flagelados que vinham do pós guerra e da seca, tendo a Prefeitura Municipal depois de alguns meses construído uma pequena casa, para onde foi transferido o Abrigo. Em 1944, viu-se a necessidade de uma assistência religiosa e moral, assim como a assistência material, com a finalidade de evangelizar e humanizar a clientela. Vieram as primeiras Filhas da Caridade, a pedido do Bispo, ficando estas alojadas numa pequena residência local. No mesmo ano, foi inaugurada a primeira parte do prédio, com a Celebração Eucarística, presidida pelo Senhor Bispo – D. Marcolino Dantas.
Ao lado da assistência aos idosos de maneira direta, surge a necessidade de catequese às crianças e adultos, que funcionou por vários anos. A semente de evangelização, lançada pelas Irmãs, todos os domingos, através da catequese de crianças e jovens em grande número, era semente de futuras vocações. O Abrigo ainda existe, devido ao grande esforço, dedicação e espírito de doação das primeiras Irmãs que aí trabalharam e sustentaram a obra de evangelização com seus altos e baixos, com dificuldades maiores e menores, sendo até necessário mendigar, no comércio, o sustento dos idosos.
Em 1946, depois de dois anos, pois as primeiras Irmãs chegaram em abril de 1944, foi feita a primeira Visita Canônica pelo Pe. Tobias Dequidt – Diretor Provincial. O Abrigo passou a ser denominado “Instituto Juvino Barreto”, dirigido por uma Fundação e sempre coordenado pelas Filhas da Caridade.
A 25 de maio de 1994, a Prefeitura Municipal de Natal, através do Prefeito em exercício – Sr. Aldo da Fonseca Tinoco Filho – fez doação deste imóvel à Associação São Vicente de Paulo do Recife. A partir daí o trabalho foi reestruturado e a obra vai caminhando, com dificuldades, sim, porém com mais liberdade de ação e esperança de dias melhores para o futuro. O povo generoso de Natal está sempre contribuindo com o trabalho das Irmãs juntos aos pobres, com doações e trabalho voluntário. A Deus, gratidão por todo o bem que realiza no dia a dia da missão das irmãs no Instituto Juvino Barreto.