A história do Instituto Nossa Senhora da Salette é sempre pontilhada de fatos nos quais não podemos deixar de ver e admirar a poderosa mão de Deus. Começou funcionando numa sala do recolhimento de São Raimundo. Grão de Mostarda da Parábola do divino Mestre. Cresceu. Ampliou-se. Passou para uma Casa contígua ao recolhimento, cedida pelo proprietário. Recebem-se as primeiras alunas internas. Premido por circunstâncias instalou-se definitivamente e em terreno próprio, na rua dos Currais Velhos, hoje Rua do Salete.
O Instituto Nossa Senhora da Salette nasceu da fidelidade ao Carisma Vicentino, expressão missionária da Companhia das Filhas da Caridade. Em sua trajetória, teve a honra de desenvolver a sua missão, para a qual foi fundado, nas três Províncias do Brasil.
*. 1858 – Na Província do Rio de Janeiro onde desenvolveu a sua primeira missão evangelizadora, no campo educacional, servindo a Jesus Cristo na pessoa dos pobres, em território baiano, desde a sua fundação de 1858 até 1957, quando houve a divisão da Província.
*. 1957 – O Salette passou a pertencer à Província de Fortaleza, continuando com a sua missão evangelizadora, e sócio educacional, a serviço da Igreja, Missão inspirada por São Vicente de Paulo, o Apóstolo da Caridade, em seu imenso amor aos pobres. Como obra social, educar evangelizando. Em 1970 a Província foi dividida.
*. 1970 – O Salette foi designado para a nova Província, recém-criada, a Província do Recife, nova página da sua história, até o momento presente, seguindo sempre o que prescreve o Carisma Vicentino, que anima todas as atividades destinadas ao alivio material, social e espiritual dos seus assistidos.
A história do Instituto Nossa Senhora da Salette é sempre pontilhada de fatos nos quais não podemos deixar de ver e admirar a poderosa mão de Deus. Impossível nesta breve informação resumir a coragem e a atividade das Irmãs Serventes e demais Irmãs, pela dedicação e pelo zelo com que desempenharam e desempenham a missão tão desafiadora e tão necessária nos dias de hoje, na fidelidade ao serviço de Jesus Cristo na pessoa de todos aqueles que dele precisam. Recordamos num preito de justiça e gratidão, entre os nomes que ficaram gravados constituindo a memória do Salette, merece especial destaque a IRMÃ MARIA FERNANDES DA ROCHA, mulher destemida e corajosa em seu fecundo itinerário de vida consagrada que viveu, ensinou, por palavras e ações a verdadeira fraternidade. Suas grandes qualidades de governo, onde o coração e a cabeça faziam maravilhas, foi motivo de comentários na Comunidade e fora. Todos falavam da carismática Irmã que indiferente ao tempo e às dificuldades, tudo vencia com a força do verdadeiro amor.
Sempre visando o futuro, o colégio moderniza-se a cada ano, sob a inspiração e participação de seus alunos, e hoje conta com excelentes instalações e uma proposta pedagógica baseada nos valores cristãos e desenvolvimento de competências.
O Salette formou muitas gerações de ilustres baianos. Tem como filosofia a formação do aluno de forma integral, dando relevância à formação religiosa e ética, assim como o desenvolvimento intelectual e afetivo.
O Salette oferece estrutura e organização de um dos grandes colégios tradicionais de Salvador ao mesmo tempo em que acolhe o aluno e suas famílias de forma personalizada. “Aqui conhecemos o aluno pelo nome e acompanhamos de perto todo o seu desenvolvimento.”