Patronato Alfredo Fernandes – Pau dos Ferros.

O Patronato Alfredo Fernandes nasceu da feliz ideia do Cônego Manoel Caminha Freire, Vigário da Paróquia de Pau dos Ferros, de criar uma Instituição com o objetivo de proporcionar assistência às crianças e jovens pobres, assistência educacional, alimentar, profissional e médico-dentária. Essa ideia foi levada ao Bispo Diocesano da época, Dom João Batista Porto Carreiro Costa, que acatou com muito interesse e amor, o pensamento do Vigário. Como começar a construção, se faltava condições financeiras por parte da Diocese e da Paróquia? Surge, então, um conterrâneo amigo, Alfredo Fernandes, que dirigiu, monetariamente, a primeira etapa da construção e, em sua homenagem, recebeu, merecidamente, o seu honroso nome: PATRONATO “ALFREDO FERNANDES”. Foram iniciados os primeiros estudos e foi lançada a sua pedra fundamental a 08 de dezembro de 1946, com a presença de Sua Excelência Revma. Dom João Batista Porto Carreiro da Costa – Bispo Diocesano – o Vigário da Paróquia, Cônego Manoel Caminha Freire de Andrade e o povo em geral. Os trabalhos foram dirigidos por uma comissão, tendo como presidente o Vigário da Paróquia.A construção foi orientada pelo construtor José Florêncio de Queiroz que tinha sua equipe organizada. À proporção que a construção ia se desenvolvendo, a autoridade Diocesana preocupava-se com os Estatutos que iriam reger os destinos da Instituição.

Em outubro de 1953, o Patronato iniciou seu trabalho de atendimento a um pequeno grupo de alunas internas que recebiam os primeiros ensinamentos, embora a inauguração oficial só tenha se realizado a 19 de julho de 1954, ocasião em que se deu a posse das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, realizando, assim, o sonho do Vigário. A inauguração foi realizada com a presença do Sr. Bispo Diocesano – Dom Eliseu Simões Mendes – que deu posse às primeiras Irmãs, tendo como Superiora a Irmã Maria de Holanda Barreira.

Pouco a pouco as obras foram se desenvolvendo: Em agosto de 1954, foi inaugurado o Curso Profissional “Jesus, Maria, José”; em março de 1955, o Jardim de Infância “Dom Eliseu”; a 15 de agosto do mesmo ano, foi fundada a “Associação das Filhas de Maria Imaculada” e, em seguida, a “Cruzada Eucarística Infantil”.

Atualmente, a escola funciona em regime de externato. As Irmãs dedicam-se de forma integral a diversos trabalhos pastorais. Suas atividades são: Pastoral do Batismo e do Catecumenato, Pastoral da Criança, Pastoral da Juventude, Pastoral da Catequese, Pastoral Vocacional, Pastoral Carcerária, Liturgia, Ministério da Eucaristia, Ministério da Visitação, Missões, Círculos Bíblicos, Cenáculo, Grupos Carismáticos, Apostolado da Oração. Vicentinos, JMV e outros.