O Dispensário foi o início das atividades das Filhas da Caridade em Natal, chamadas por Dom Marcolino Dantas em 1936. A obra localizada na zona urbana da cidade de Natal, Capital do Estado do Rio Grande do Norte, para atingir as diversas áreas do bairro, no serviço de evangelização, ajuda alimentícia, promoção e ação social. Com o trabalho das Irmãs nas periferias, surgiram cinco novas Casas a serviço dos Pobres.
O Patronato da Medalha Milagrosa, fundado em 27 de novembro 1937, com a finalidade de atender jovens do interior do Estado, proporcionando-lhes estudos, educação doméstica e vivência religiosa. Situado no centro da cidade, com atuação nas atividades pastorais da Igreja Catedral e sendo, ao mesmo tempo, agentes da experiência, tendo como clientela os Pobres dos bairros e periferias.
A formação de novas Casas a serviço dos Pobres e a conversão de Obra do Patronato que atendia como Pensionato, para o atendimento integral a Menores Carentes, foram etapas importantes na história da Comunidade de Natal. Em 1980, atendendo a um apelo da Província, o Patronato foi transformado em Lar-Internato para menores carentes e, com a nova experiência, o serviço deu uma nova tonalidade bem diferente. As crianças atendidas recebem reforço escolar, orientação familiar, assistência religiosa e uma ajuda alimentícia. Seus familiares frequentam cursos de trabalhos manuais, ministrado por profissionais e Irmãs. São feitas visitas domiciliares, além de cuidados à saúde e outros benefícios. Nas periferias Passo da Pátria e Pirangy do Norte, a ação transformadora de evangelização, focalizando: disponibilidade para melhor servir os Pobres; abertura aos questionamentos e orientações; participação nos meios oferecidos para aprimorar a missão junto ao pobre.
Ao longo dos anos, o Patronato vai se adequando as necessidades e apelos dos tempos. Atualmente as Irmãs do Patronato realizam os serviços de auxílio na Educação de diversas crianças que diariamente estão no Patronato. As Irmãs também contam com o apoio dos Vicentinos e Senhoras da Caridade nos setores de promoção humana nas periferias e nos trabalhos com as crianças no Patronato. Deus seja louvado e amado sempre.